Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RESENHA: @mor (Gut Gegen Nordwind)


Título: @mor  (Gut Gegen Nordwind)
Autor: Daniel Glattauer
Editora no Brasil: Suma das Letras
Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Quem nunca enviou um e-mail pro endereço errado que atire a primeira pedra. Eu já fiz isso, confesso. Nos dias de hoje é muito fácil nos correspondermos com pessoas que nunca vimos e mantermos um grande vínculo com elas. Eu digo por mim. Tenho amigos “virtuais” que levarei comigo a vida toda. E com essa “proximidade” que a internet nos proporciona, amizades podem transformar-se em amores. E foi exatamente o que aconteceu com Emmi e Leo.
A minha história com este livro é a seguinte (porque todos os livros que compramos tem a sua história, certo?): mais um dia de promoção no Submarino – sim, eu sempre espero por promoções -, daquelas de 3 livros por R$ 30. Chamei meus queridos amigos “virtuais” e pedi indicações. Então, minha querida Lii me indicou @mor. Ela me disse que tinha muito ciúme desse livro, pois tinha gostado muito dele e que sempre que tinha oportunidade, indicava. Até hoje a agradeço pela indicação, né Lii? O livro chegou e, confesso, demorei um pouco pra começar a ler, eu apenas não estiva com cabeça para o tema no momento. Mas num dos dias em que estava me arrumando pra ir pro curso, decidi leva-lo na bolsa, já que ele é pequeno e leve, pra ler no ônibus durante o trajeto. Resultado: devorei.
O autor nos traz um texto com boas doses de humor e sarcasmo, com bastante inteligência. A narrativa escolhida por Daniel, apenas com as transcrições dos e-mails trocados por eles, cria em nós uma enorme expectativa das respostas. Eu me via ansiosa como se eu estivesse atualizando a página do meu e-mail, aguardando uma nova entrada na Caixa de Mensagens.
Emmi é uma mulher bem casada e com dois filhos. Seu relacionamento com o marido e sua família é estável. Leo está se recuperando do término de um relacionamento cheio de altos e baixos. Com o passar do tempo, e as inúmeras mensagens trocadas, eles vão de assuntos banais a expor seus sentimentos mais profundos.
Impressionante a forma que o autor aborda como as relações entre indivíduos acontece hoje em dia, a facilidade que temos de nos expor a completos desconhecidos através da tela de um computador e a carência que temos por atenção. Como, muitas das vezes, nos sentimos mais próximos de pessoas que nunca vimos, do que com aqueles que estão ao nosso lado. Afinal de contas, quem não se sente muito mais confiante em escrever algo, do que dizer as palavras em voz alta? Mesmo com tudo isso, o autor não nos desencoraja e nos mostra que o amor é possível.
A tensão que cresce entre Emmi e Leo, nos faz torcer por eles, rir com eles, chorar com eles. Compartilhamos suas conquistas e frustrações. A expectativa criada com o tão esperado encontro, se ele vai ou não realmente acontecer. Eles passam todo esse tempo, sem saberem realmente como são fisicamente. As palavras doces, sutis, gentis. As palavras exasperadas, de impulso, de raiva. A impaciência da Emmi. A paciência do Leo. Tudo isso transforma esse livro numa leitura essencial.
Tenho, realmente, muito amor por esse livro.

Quotes:

“Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito! Emmi”

"Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas"."

“Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.”

“Quando vejo um e-mail seu chegar, meu coração palpita. Isso é assim hoje, ontem e há sete meses.”

Nota:


O livro tem uma continuação, "Emmi e Leo - A Sétima Ond@". Postarei a resenha na próxima semana. :)

~Carlinha

8 comentários:

  1. Também amo esse livro, adoro a pessoa que também me indicou (Lii <3) e me deu vontade de reler ele, como eu disse pra você antes, só de ler a resenha! UAHUHAUHAUHA Amei :3

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros que quando vejo na livraria lembro de um de vcs(amigos "virtuais").. Acho que vou ter que dar um jeito e ler. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Mila, Garanto que não vai se arrepender. É lindo!

      ~Carlinha

      Excluir
  3. Mãe ! Estou nesse post lindo ! *-*
    Adorei!

    Esse livro é especial para mim, fico feliz por se lembrarem. rs
    Adorei a resenha (muito bem escrita), e o bom gosto ao selecionar os quotes.

    Parabéns pelo blog, meninas! Tá lindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lii!!!! É claro que iria me lembrar, como esquecer quem me indicou esse livro que é meu amor???
      Fico feliz que tenha gostado e obrigada pelo carinho. Apareça mais vezes. bj

      ~Carlinha

      Excluir
  4. Colocando na minha lista de vou ler :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeeeeeeeee \o/
      É lindo, Jubs! Espero que você também se apaixone por ele. :3

      ~Carlinh

      Excluir