Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

RESENHA: Anna e o Beijo Francês (Anna and the French Kiss)

Título: Anna e o Beijo Francês (Anna and the French Kiss)
Autor: Stephanie Perkins
Editora no Brasil: Novo Conceito
Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 

Gosta de Romance? Daqueles bem fofos, de te arrancar suspiros e vários "Ai Ai Aaaaai"? Que pode ser clichê, mas a história é tão encantadora que isso nem importa? Ou então, você adora um clichê que seja pra te entreter e passar o tempo? Então venho te apresentar "Anna e o Beijo Francês"! Mas te garanto que se você gosta do que citei acima, vai ler tão rápido, que logo vai sentir falta do livro!
Anna Oliphant é uma das protagonistas femininas de livros mais carismáticas que eu já tive oportunidade de conhecer. Narrado em primeira pessoa, Stephanie Perkins nos apresenta uma narrativa simples, fluída e muito divertida, que me arrancou risadas em diversos momentos (aliás, nos arrancou, já que fiz a leitura em trio com duas amigas - Paixão e Roldão). E isso logo na primeira página.
Anna é filha de um escritor famoso de romances best-sellers, os quais ela menciona serem aqueles em que a pessoa morre de leucemia no final, são vendidos como água e sempre se tornam filmes... (Nicholas Sparks, é você?).
Anna tem a vida quase perfeita na América: Tem sua melhor amiga sempre ao seu lado, um irmãozinho mais novo que ela adora, um trabalho, e está em um quase relacionamento com Toph, seu colega de trabalho. Até que o seu pai decide que ela irá estudar por 1 ano em Paris. Isso, é claro, seria o sonho de qualquer um, menos para Anna, que achava que ainda tinha muito a viver nos Estados Unidos.
No 1º capítulo do livro, já vemos Anna no seu novo colégio, e vamos conhecendo a história dela aos poucos. Anna tem um toque de drama queen que nos arranca risos logo de cara. Ela se sentia perdida, em um país que não conhecia e nem ao menos sabia falar o idioma. O que ela não imaginava é que seu colégio novo lhe reservava gratas surpresas.
Logo Anna se junta a um círculo de amigos, e conhece Étienne St. Clair, ou apenas St. Clair como todos os chamam. Encantada com sua imperfeição perfeita, logo eles se aproximam e se tornam grandes amigos. E daí vemos o  desenrolar de uma história que causa muitos suspiros (e, no meu caso, muitos surtos).
Stephanie Perkis criou nesta estória personagens cativantes, e o que mais me encantou, realistas. Suas características, tanto físicas quanto as de personalidade não são perfeitas. Vi personagens reais, que erram, que acertam, que sentem, que se arrependem, que amam, que tem medo de muitas coisas. Pessoas como qualquer um de nós. E o livro tem uma linguagem tão simples, e capítulos tão curtinhos, que quando você se dá conta, já acabou, e você fica ali, querendo mais. Ela também nos mostra uma Paris diferente da que sempre vemos. Podemos conhecer a Cidade Luz mais simples, com menos glamour, e temos a oportunidade de curtir pequenos detalhes, que nos dá a impressão que só terão a atmosfera descrita no livro, se for lá.
Um ponto negativo: A tradução. No decorrer do livro vi vários erros e falta de travessões nos fins das falas, que me incomodaram um bocado na hora da leitura. Isso, claro, foi erro da tradutora, e faltou uma revisãozinha aí. Mas graças a Perkins, o enredo é tão bom, que nem isso te incomoda a ponto de querer parar.
Deixo esse livro mais que indicado para qualquer pessoa que procura uma leitura leve e fofíssima.
Eu sei que, depois que terminei de ler o livro, fiquei com vontade de estar no lugar da Anna. E aceito um St. Clair de presente, ok?

Nota: 
~Thaís

6 comentários:

  1. É beeeeem o seu gosto mesmo Thaís. Faz tempo que não leio algo assim. Depois vou pegar emprestado contigo, ok? Boa resenha! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Carlinha! Você vai gostar muito! *-*
      Obrigada! <3

      ~Thaís

      Excluir
  2. Ahh,cara;. Curto a capa desse livro,mas não sou muito fã de Paris,ainda quero tentar ler,nem que seja em inglês,para praticar. ;)
    Não conheço nenhum francês,muito menos alguém que se chame St.Clair pra te dar Thaís,comofas? :/ Hahaha.. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei sim, Mila! É um livro de linguagem super simples, com certeza você vai conseguir ler muito fácil!
      Não precisa ser francês, se tiver o mesmo jeitinho do St. Clair eu já aceito! AUAHUHAU
      Obrigada pelo comentário, Mila <3

      ~Thaís

      Excluir
  3. Awn, que linda! Amei ler esse livro com você e a Paixão, cê sabe <3 O livro é fofíssimo, estou super ansiosa para comerçarmos Lola e o Garoto da Casa ao Lado g.g
    Adorei a resenha, bjs :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei demais ler com vocês <3
      E esperando Lola e o Garoto da Casa ao Lado pra gente surtar tanto quanto surtamos com esse! UAHAUHUA
      Thanks Roldinha :3

      ~Thaís

      Excluir