Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RESENHA: As Vantagens de ser invisível (The Perks of Being a Wallflower)

Título: As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Editora no Brasil: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock'n'roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa, que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.


Me recordo muito bem quando comprei este livro e quando comecei a lê-lo. Para começar, tinha ouvido antes falar da adaptação cinematográfica, muito comentada, por ser estrelada por Logan Lerman (Percy Jackson), Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos falar sobre o Kevin), e fiquei extremamente curiosa para ler o livro, mas não o encontrava. Quando o vi na Saraiva, não pensei duas vezes: Peguei e fui direto para o caixa. Como estava no Shopping, fui para o Starbucks e lá mesmo comecei a ler, e simplesmente não consegui parar.
O narrador da história é Charlie, e ele a conta através de cartas. Sim! O livro é todo em formato de cartas, que ele escreve para um amigo, cujo nome não é citado em nenhum momento (mas que no fim das contas você entende por ser você, leitor, o amigo ao qual ele dirige essas cartas).
Charlie é um garoto de 15 anos, tímido, ingênuo e um pouco solitário, que acabou de entrar no Ensino Médio, e começa a história nos contando sobre o suicídio de seu amigo Michael. Ele fica sozinho por um bom tempo na escola, até conhecer Sam e Patrick, dois veteranos, que o inserem em um novo mundo, um mundo de descobertas, novas amizades, amores. Também conhecemos o incrível Profº Bill, que dá a Charlie a chance de se abrir um pouco mais, e dá incríveis livros a ele. Através das cartas que escreve, ele nos conta o seu dia-a-dia, sua semana, falando sobre seus amigos e sua família. Charlie é considerado um Wallflower (traduzido para invisível) por ser aquele que observa o que acontece, por não comentar, e por compreender. Charlie é o amigo que qualquer um gostaria de ter (inclusive eu!). E na reta final do livro, temos uma surpresa bem chocante. Mas pra saber o que é, só lendo. 
O livro aborda diversos temas como álcool, drogas, sexo, amizade, amor, e creio que vá muito além de um livro YA (Young Adult). É um livro de uma simplicidade incrível e que traz muitos trechos que nos faz pensar, e que levamos pra sempre conosco. Alguns dos quotes mais marcantes do livro:

"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

"A gente aceita o amor que acha que merece."

"Deixei que o silêncio colocasse as coisas no lugar em que elas deveriam estar."

"E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."

As Vantagens de ser invisível se tornou meu livro favorito assim que o terminei. Eu simplesmente o devorei após a compra! E como se não bastasse, ainda comprei posteriormente a versão pocket em inglês. E sua adaptação para filme é simplesmente maravilhosa! Principalmente pelo fato de quem a dirigiu foi o próprio Stephen Chbosky, o autor do livro. As atuações, nem preciso comentar, foram magníficas, cativantes!
Vale a pena ler e assistir. E guardar cada palavra lida e ouvida. Eu me senti infinita.

Nota: 


~Thaís

12 comentários:

  1. Olhe
    Prefiro o filme do que o livro HUE #falei
    Pode vir tretar comigo no skype, grande há braços <3
    Ótima resenha Thaix Cocota u-u

    Beijos,
    Kovas e-e
    ou Nathália
    www.livroterapias.com HUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou tretar com você Kovas UAHUAHUAHUAH
      Eu amo os dois, então ta bom :3
      Cocota, obrigada! <3

      Excluir
  2. Olha, devo confessar que depois de ler a resenha, fiquei com vontade de ler, tinha comprado o livro pq sempre falam muito dele.. Enfim, até o fim do ano, espero ler. ;)
    Bjinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Mila! Você vai se apaixonar pela história!
      E que bom que a resenha te deixou com vontade de ler :3 Espero que ame o livro tanto quanto eu!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Depois de ler isso estou pensando: não tenho mais desculpas para não ler rs Muito boa a resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah, Manu! Muito obrigada!
      Leia sim, e depois me diga o que achou! Espero que ame muito o livro! *-*
      Beijoos!

      Excluir
  4. Gostei da resenha, mas o livro ter drama e ter o formato de cartas já me distancia dele. Sorry u.u

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu realmente amei sua indicação deste livro, fantástico e marcante. Estou me preparando para ver o filme! Aguardo mais indicações! bjus!!! Blog Show!

    ResponderExcluir